domingo, 29 de junho de 2008

Luzes

Eu queria escrever um texto sobre luzes, mas cá estou eu, sem idéias.

Eu pensei em escrever sobre a criação da luz, sobre os tipos diferentes de luzes, mas que na verdade são uma luz só. Sobre a como a luz sempre está presente em todos os lugares claros, e, quem sabe, escrever um pouco sobre a escuridão também.

A minha luz, de fato, seria uma luz muito mais ingênua do que todos pensam que as luzes são, e ela demonstraria todo o seu horror sobre as coisas que ela vê todos os dias, e eu também contaria que a escuridão acontece pelo simples gesto de a própria luz fechar os seus olhos. Pouca luz seria deixá-los entreabertos, claro.

"Mas como a luz poderia estar apagada em um lugar e acesa em outro?", você me perguntaria. E eu lhe responderia o óbvio: a luz é onipresente. É como se ela fosse composta de várias luzes, mas no fundo ela é uma só. Qualquer analogia com Deus é mera coincidência.

Aí você me perguntaria: mas então você está querendo dizer que a luz é Deus? E, de novo, eu responderia o óbvio:

Claro que não! A luz é luz, e Deus é Deus, mas toda aquela história de que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança é pura enganação. Foi a luz que Deus criou à sua imagem e semelhança, e não o ser humano.

No desenrolar da minha história aconteceriam coisas, digamos, inusitadas. Por exemplo, eu poderia falar que a luz às vezes acaba nas casas porque ela tropeçou em um pedacinho de som que gostava de correr maratonas. Ou então, eu poderia dizer muitas coisas sobre as cores da luz, relacionando com o seu estado de espírito, mas não sei, nada me pareceu suficientemente bom para falar sobre luzes.

Uma coisa que eu sei é que eu gosto muito de luzes, e queria fazer uma história sobre elas.
E na minha história, a luz vai ser diferente de todas as outras luzes que vocês já viram.

2 comentários:

Natália disse...

Reeee
como assim vc nao gostou???
Eu ADOREIIIIII mto booom mesmoo. Esse e o primeiro q vc postou sao meus preferidos! rs

qdo tiver mais, me avisa?
Bjoooooooo

Victor Meira disse...

hahahaha, ótimo, rê!
Isso é ouro:

"Foi a luz que Deus criou à sua imagem e semelhança, e não o ser humano."

Muito bacana. Dá-lhe revolução na idéia do divino.

E a coisa do ensaio, sem muito compromisso com criação narrativa às vezes é sim saudável. Bom pra organizar as idéias.

E tá acertando melhor no formato.

Massa!